Veja por que é perigoso usar churrasqueira em casa para se aquecer

Em 10/07/2019, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, uma família foi encontrada morta após utilizar uma churrasqueira com carvão para se aquecer em uma noite fria. Segundo a polícia militar, provavelmente a família tenha falecido asfixiada em decorrer da falta de oxigênio na residência devido à fumaça.

“A churrasqueira não foi projetada para ficar dentro de casa para se manter quente. A churrasqueira é projetado para queimar carne. Seu uso dentro de casa é extremamente perigoso. Além do risco de incêndio, acende-la em um espaço fechado pode ser fatal”, diz Elie Fiss, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Fiss diz que o fogo faz uso do ar como combustível e assim que acender a churrasqueira em lugares fechado, todo o oxigênio é consumido e o monóxido de carbono é liberado. Quando o monóxido de carbono entra no corpo pelo ar, ele se liga aos glóbulos vermelhos responsáveis pelo fornecimento de oxigênio, e mesmo que, ainda exista oxigênio no ambiente, ele não pode se ligar às células e causando asfixia.

O pneumologista Silvio Cardenuto do Hospital Santa Isabel, em São Paulo ressalta que, ao contrário da churrasqueira, a lareira, se construída e usada corretamente, não representa um problema porque não consome ar ambiente e não libera monóxido de carbono para dentro do local. “A chaminé se utiliza exatamente para este propósito. Ela consome o ar externo e libera monóxido de fumaça para o ambiente externo sem intoxicar os ocupantes da casa”, explica ele.

Ao usar aquecedores também não apresentará problema, porque, neste caso, não é o ar que é usado como combustível para o aquecimento do ambiente, mas sim a eletricidade. Os cobertores elétricos também utiliza a energia elétrica como forma de aquecimento, mas apresentam um risco diferente. “Esses cobertores podem causar queimaduras se entrarem em contato direto com a pele”. Fora o risco de um acontecer um curto-circuito que pode ocasionar um incêndio”, diz Cardenuto.

Para se manter quente, Fiss aconselha a não utilizar métodos que utilizem o ar como combustível e nunca colocar uma churrasqueira na residência.

As alternativas que os pneumologistas citam para manter o calor incluem o uso de cobertas e moletons para manter o corpo quente, passar a roupa ou o lençol e utiliza-los, ou métodos que geram calor usando vapor da água, um banho quente serve de exemplo ou usando eletricidade para aquecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.