Como limpar grelha de churrasqueira: Veja maneiras mais usadas

Nesse artio iremos falar mais sobre como limpar grelha de churrasqueira. Portanto, fique até o final e confira as dicas mais práticas para fazer aquela limpeza depois do churrasco com amigos ou familiares.

Não há nada melhor do que desfrutar de um dia de churrasco com a família e amigos, certo? No entanto, sabemos que nem tudo são flores e que, às vezes, só de pensar na hora de limpar a grelha da churrasqueira, já bate um desânimo.

Por isso, selecionamos algumas dicas sobre como limpar a grelha da churrasqueira em casa de maneira super simples e prática. E já adiantamos: a principal recomendação é manter o hábito de limpar tudo logo após o término do churrasco.

Assim, ao realizar a limpeza da grelha enquanto a gordura ainda está em estado mole, é possível tornar o processo mais eficaz e fácil. Além disso, manter a churrasqueira limpa por mais tempo é importante para preservá-la em boas condições e preparada para o próximo uso.

Melhores métodos de como limpar grelha de churrasqueira:

Confira a seguir quais as melhores soluções quando finalizar seu churrasco ou quando quiser dar aquela geral na sua grelha.

Como limpar grelha de churrasqueira com desengordurante

A forma mais simples e conhecida de limpar a grelha da churrasqueira é utilizando um produto desengordurante. Vamos ver o passo a passo:

  1. Misture 1/4 do desengordurante em 1/4 de água morna;
  2. Transfira a mistura para um pulverizador;
  3. Logo após, pulverize o desengordurante na grelha enquanto ainda estiver quente, cobrindo toda a área dela;
  4. Depois, molhe uma escova de aço com água e detergente neutro e esfregue a grelha, movendo a escova para frente e para trás.
  5. Caso a sujeira permaneça, aplique mais um pouco da solução e deixe agir por cerca de 10 minutos. Depois, volte a esfregar a grelha.
  6. Finalmente, lave a grelha como de costume, usando detergente e água corrente.

Limpando grelha de churrasqueira com limão

Caso a grelha da sua churrasqueira esteja enferrujada, siga esta dica para recuperá-la. Veja como fazer:

  1. Corte um limão ao meio e esfregue-o sobre toda a área enferrujada;
  2. Continue esfregando o limão até a ferrugem ser removida ou reduzir de forma significativa;
  3. Deixe parado agindo por cerca de 2 horas;
  4. Finalmente, lave a grelha com detergente e água e enxágue bem.

Limpando grelha de churrasqueira com bicarbonato de sódio

Tanto o bicarbonato de sódio quanto o vinagre são excelentes aliados para a limpeza, removendo gorduras e manchas. Veja como usar esses ingredientes para limpar a grelha da churrasqueira:

  1. Espalhe o bicarbonato de sódio sobre toda a superfície da grelha;
  2. Adicione o vinagre branco na superfície e deixe a solução agir por alguns minutos;
  3. Utilize uma esponja macia para esfregar a grelha até remover toda a sujeira;
  4. Finalmente, lave a grelha de forma natural e depois disso deixe a grelha secando.

Limpando grelha de churrasqueira com pão velho

Sim, pode parecer incrível, mas o pão amanhecido é capaz de remover a sujeira superficial da grelha. No entanto, é importante que seja um pão mais duro, que esteja pelo menos há um dia guardado. Veja como limpar a grelha da churrasqueira com pão:

  1. Divida um ou dois pães do dia anterior ao meio e esfregue cada metade em toda a superfície da grelha, cobrindo ambos os lados;
  2. O importante não é usar muita força, mas sim realizar movimentos horizontais ou verticais para remover apenas a sujeira superficial da grelha com o pão.
  3. Agora, aplique um pouco de detergente líquido em uma esponja e utilize-a para esfregar toda a superfície da grelha.
  4. Por fim, aguarde por cinco minutos enquanto age e depois lave com água corrente.

Limpando grelha de churrasqueira com latinha de refrigerante ou cerveja

Você sabia que pode utilizar latas de cerveja para limpar sua grelha? Veja como é fácil:

  1. Aplique um desengordurante que quiser em toda a superfície da grelha e deixe agindo por uns minutinhos;
  2. Depois, utilize a parte da abertura da lata para passar por toda a superfície da grelha, removendo todos os resíduos de comida e gordura.
  3. Após isso, enxágue com um pouco de água morna para remover o que sobrou do desengordurante.
  4. Por último, lave a grelha utilizando detergente neutro e água corrente.

Limpando grelha de churrasqueira com cebola

O processo para limpar a grelha usando cebola também é bastante simples. Basta cortar a cebola ao meio e esfregar a superfície com ela. Quanto mais nova for a sujeira, mais fácil será removê-la. Por fim, lave a grelha com detergente.

Limpando grelha de churrasqueira com tijolo

Embora possa parecer incomum, utilizar um tijolo é um método eficiente para limpar a grelha. Com a ajuda de um detergente, basta esfregá-lo na superfície para remover quaisquer resíduos de carne e gordura que estejam presentes. Depois, basta enxaguar com água. Esse método é uma opção econômica e prática para a limpeza da grelha.

Conclusão

Em suma, existem diversas maneiras de limpar a grelha da churrasqueira e deixá-la pronta para o próximo churrasco. Primeiramente, é importante utilizar produtos específicos para desengordurar, como detergente, vinagre e limão, além de escovas e esponjas. Outra opção é o uso de itens caseiros, como o pão amanhecido, a cebola e até mesmo o tijolo.

Independentemente da técnica utilizada, é fundamental seguir os passos corretamente, esfregando com movimentos horizontais ou verticais, deixando o produto agir e enxaguando com água corrente. Com essas dicas, é possível garantir uma limpeza eficiente e evitar a proliferação de bactérias e o acúmulo de sujeira na grelha. Portanto, é hora de colocar em prática essas sugestões e desfrutar de um churrasco delicioso com a grelha limpinha!

Ricardo Santos

Meu nome é Ricardo Santos, tenho 25 anos sou desenvolvedor de sites Wordpress, amante de futebol e atualmente trabalho com SEO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *